Sensor IR

O sensor IR é um sensor de infravermelho que pode ser conectado à placa Arduino e que recebe sinal de qualquer tipo de controle remoto que emita esse tipo de sinal, sendo possível imprimir os códigos recebidos no monitor serial e usá-los para diversos fins.
    
Existem dois tipos destes sensores, o ativo, que possui um emissor de infravermelho e um receptor que reage a essa luz, e também o passivo, que não emite uma luz infravermelha, apenas capta esse tipo de luz no ambiente, sendo este último o utilizado em nosso projeto. 
    
Este sensor infravermelho é, basicamente, um receptor de três pinos que mede a frequência da luz. Estes três pinos são o Vcc, que recebe energia, o GND, que libera a energia, e um o pino do sinal, que fornece uma corrente elétrica de duração de meio período da luz emitida. 

Um exemplo de uso destes sensores em nosso dia-a-dia é a sua implementação na área comum dos condomínios, em que eles identificam a presença das pessoas pela radiação infravermelha decorrente do calor que seus corpos emitem e fazem com que as luzes dessa área acendam, e por isso são denominados sensores de presença.
    
Segue abaixo uma imagem de um sensor IR para Arduino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário