Montagem do Projeto

Primeiramente, precisamos montar o circuito com a placa Arduino, o sensor IR e o alto falante, como no esquema a seguir:




Seguindo esse esquema, a montagem deve ficar assim:






Em seguida, precisamos adicionar a livraria IR-Remote e a livraria newTone, A livraria newTone é uma alternativa à livraria tone, já presente no arduino, e é necessário usá-la por haver um conflito de timer entre a livraria IR-Remote e a livraria tone. Portanto, usamos a livraria newTone, que possui um timer diferente. basta incluí-la e substituir todas as palavras tone por newTone e todas as palavras noTone por noNewTone. Há uma função no programa do Arduino que substitui todas as palavras determinadas por outra, facilitando esse processo.





A seguir, implementamos o seguinte código, que lê os sinais emitidos pelo controle remoto, imprime os códigos equivalentes no monitor serial, e assim os códigos são usados para que possamos atribuir sons diferentes a determinados botões do controle remoto e, finalmente, enviar os sons para o alto-falante. Também há um link com o arquivo do código, para que não seja necessário copiá-lo.

Arquivo .ino

Código:

#include <IRremote.h>
#include<NewTone.h>
#define NOTE_B0  31
#define NOTE_C1  33
#define NOTE_CS1 35
#define NOTE_D1  37
#define NOTE_DS1 39
#define NOTE_E1  41
#define NOTE_F1  44
#define NOTE_FS1 46
#define NOTE_G1  49
#define NOTE_GS1 52
#define NOTE_A1  55
#define NOTE_AS1 58
#define NOTE_B1  62
#define NOTE_C2  65
#define NOTE_CS2 69
#define NOTE_D2  73
#define NOTE_DS2 78
#define NOTE_E2  82
#define NOTE_F2  87
#define NOTE_FS2 93
#define NOTE_G2  98
#define NOTE_GS2 104
#define NOTE_A2  110
#define NOTE_AS2 117
#define NOTE_B2  123
#define NOTE_C3  131
#define NOTE_CS3 139
#define NOTE_D3  147
#define NOTE_DS3 156
#define NOTE_E3  165
#define NOTE_F3  175
#define NOTE_FS3 185
#define NOTE_G3  196
#define NOTE_GS3 208
#define NOTE_A3  220
#define NOTE_AS3 233
#define NOTE_B3  247
#define NOTE_C4  262
#define NOTE_CS4 277
#define NOTE_D4  294
#define NOTE_DS4 311
#define NOTE_E4  330
#define NOTE_F4  349
#define NOTE_FS4 370
#define NOTE_G4  392
#define NOTE_GS4 415
#define NOTE_A4  440
#define NOTE_AS4 466
#define NOTE_B4  494
#define NOTE_C5  523
#define NOTE_CS5 554
#define NOTE_D5  587
#define NOTE_DS5 622
#define NOTE_E5  659
#define NOTE_F5  698
#define NOTE_FS5 740
#define NOTE_G5  784
#define NOTE_GS5 831
#define NOTE_A5  880
#define NOTE_AS5 932
#define NOTE_B5  988
#define NOTE_C6  1047
#define NOTE_CS6 1109
#define NOTE_D6  1175
#define NOTE_DS6 1245
#define NOTE_E6  1319
#define NOTE_F6  1397
#define NOTE_FS6 1480
#define NOTE_G6  1568
#define NOTE_GS6 1661
#define NOTE_A6  1760
#define NOTE_AS6 1865
#define NOTE_B6  1976
#define NOTE_C7  2093
#define NOTE_CS7 2217
#define NOTE_D7  2349
#define NOTE_DS7 2489
#define NOTE_E7  2637
#define NOTE_F7  2794
#define NOTE_FS7 2960
#define NOTE_G7  3136
#define NOTE_GS7 3322
#define NOTE_A7  3520
#define NOTE_AS7 3729
#define NOTE_B7  3951
#define NOTE_C8  4186
#define NOTE_CS8 4435
#define NOTE_D8  4699
#define NOTE_DS8 4978
const int RECV_PIN = 2;
int btn;
int btn2;
int btn3;
int btn4;
int n;
int m;
int nota = 0;
int portSpeak(10);  //porta ligada no speaker

//melodia do MARIO THEME
int melodia[] = {660, 660, 660, 510, 660, 770, 380, 510, 380, 320, 440, 480, 450, 430, 380, 660, 760, 860, 700, 760, 660, 520, 580, 480, 510, 380, 320, 440, 480, 450, 430, 380, 660, 760, 860, 700, 760, 660, 520, 580, 480, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 380, 430, 500, 430, 500, 570, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 1020, 1020, 1020, 380, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 380, 430, 500, 430, 500, 570, 585, 550, 500, 380, 500, 500, 500, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 380, 430, 500, 430, 500, 570, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 1020, 1020, 1020, 380, 500, 760, 720, 680, 620, 650, 380, 430, 500, 430, 500, 570, 585, 550, 500, 380, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 580, 660, 500, 430, 380, 500, 500, 500, 500, 580, 660, 870, 760, 500, 500, 500, 500, 580, 660, 500, 430, 380, 660, 660, 660, 510, 660, 770, 380};

//duraçao de cada nota
int duracaodasnotas[] = {100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 80, 100, 100, 100, 80, 50, 100, 80, 50, 80, 80, 80, 80, 100, 100, 100, 100, 80, 100, 100, 100, 80, 50, 100, 80, 50, 80, 80, 80, 80, 100, 100, 100, 100, 150, 150, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 150, 200, 80, 80, 80, 100, 100, 100, 100, 100, 150, 150, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 150, 150, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 150, 200, 80, 80, 80, 100, 100, 100, 100, 100, 150, 150, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 60, 80, 60, 80, 80, 80, 80, 80, 80, 60, 80, 60, 80, 80, 80, 80, 80, 60, 80, 60, 80, 80, 80, 80, 80, 80, 100, 100, 100, 100, 100, 100, 100};

IRrecv irrecv(RECV_PIN);

decode_results results;

void setup()
{
  pinMode(10, OUTPUT);
  btn = 0;
  btn2 = 0;
  btn3 = 0;
  btn4 = 0;
  n = 1;
  Serial.begin(9600);
  irrecv.enableIRIn(); // Start the receiver
}
void GoT() {


  if (irrecv.decode(&results)) {
    if (results.decode_type == NEC) {
      Serial.print("NEC: ");
    } else if (results.decode_type == SONY) {
      Serial.print("SONY: ");
    } else if (results.decode_type == RC5) {
      Serial.print("RC5: ");
    } else if (results.decode_type == RC6) {
      Serial.print("RC6: ");
    } else if (results.decode_type == UNKNOWN) {
      Serial.print("UNKNOWN: ");
    }
    Serial.println(results.value, HEX);
    irrecv.resume(); // Receive the next value
    if (results.value == 0x10431 || results.value == 0x10431) {
      n = 2;
      btn = 0;
      btn2 = 0;
      btn3 = 0;
      noNewTone(10);
    }
    if (results.value == 0x10483 && btn == 1) {
      btn = 0;

    }
    else if (results.value == 0x483 && btn == 0) {
      btn = 1;
      n = 1;
      btn2 = 0;
      btn3 = 0;
      btn4 = 0;

    }

    else if (results.value == 0x10400 && btn2 == 1 ) {
      btn2 = 0;

    }
    else if (results.value == 0x400 && btn2 == 0 ) {
      btn2 = 1;
      n = 1;
      btn = 0;
      btn3 = 0;
      btn4 = 0;

    }
    else if (results.value == 0x10402 && btn3 == 1 ) {
      btn3 = 0;


    }
    else if (results.value == 0x402 && btn3 == 0 ) {
      btn3 = 1;
      n = 1;
      btn = 0;
      btn2 = 0;
      btn4 = 0;

    }
    else if (results.value == 0x1040F && btn4 == 1 ) {
      btn4 = 0;

    }
    else if (results.value == 0x40F && btn4 == 0 ) {
      btn4 = 1;
      n = 1;
      btn = 0;
      btn2 = 0;
      btn3 = 0;

    }
  }



}
void loop() {

  GoT();

  if (n == 1) {

    for (int nota = 0; nota < 156; nota++) {
      if (btn == 1) {

        int duracaodanota = duracaodasnotas[nota];
        NewTone(portSpeak, melodia[nota], duracaodanota);
        //pausa depois das notas
        int pausadepoisdasnotas[] = {150, 300, 300, 100, 300, 550, 575, 450, 400, 500, 300, 330, 150, 300, 200, 200, 150, 300, 150, 350, 300, 150, 150, 500, 450, 400, 500, 300, 330, 150, 300, 200, 200, 150, 300, 150, 350, 300, 150, 150, 500, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 150, 150, 300, 150, 100, 220, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 300, 150, 300, 300, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 150, 150, 300, 150, 100, 420, 450, 420, 360, 300, 300, 150, 300, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 150, 150, 300, 150, 100, 220, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 300, 150, 300, 300, 300, 100, 150, 150, 300, 300, 150, 150, 300, 150, 100, 420, 450, 420, 360, 300, 300, 150, 300, 150, 300, 350, 150, 350, 150, 300, 150, 600, 150, 300, 350, 150, 150, 550, 325, 600, 150, 300, 350, 150, 350, 150, 300, 150, 600, 150, 300, 300, 100, 300, 550, 575};
        delay(pausadepoisdasnotas[nota]);


        GoT();
      }
    }


  }

  if (btn2 == 1 ) {
    //NewTone(10, 262, 1000);
    for (int nota = 0; nota < 156; nota++) {
      if (btn2 == 1) {
        if (btn2 == 1) {

          NewTone(portSpeak, 500, 100);
          GoT();
        }
        if (btn2 == 1) {
          delay(500);
          GoT();
        }
        if (btn2 == 1) {
          NewTone(portSpeak, 300, 100);
          GoT();
        }
        if (btn2 == 1) {
          delay(500);
          GoT();
        }
        if (btn2 == 1) {
          NewTone(portSpeak, 200, 100);
          GoT();
        }
        if (btn2 == 1) {
          delay(500);

          GoT();
        }
      }
    }
  }


  //    }
  //___________________________________


  if ( btn3 == 1) {
    //NewTone(10, 262, 1000);
    for (int nota = 0; nota < 156; nota++) {
    } if (btn3 == 1) {
      //
      //             NewTone(portSpeak, 255,100);
      //        delay(500);
      //             NewTone(portSpeak, 500,100);
      //        delay(500);
      //             NewTone(portSpeak, 755,100);
      //        delay(500);

      for (int i = 0; i < 4 && btn3 == 1; i++)
      {
        if (btn3 == 1) {
          NewTone(portSpeak, NOTE_G4);
          GoT();
        }
      } if (btn3 == 1) {
        delay(500);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(500);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(250);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(250);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {

        NewTone(portSpeak, NOTE_G4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(500);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(500);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_E4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(250);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        delay(250);
        GoT();
      } if (btn3 == 1) {
        noNewTone(portSpeak);
        GoT();
      }
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_G4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(500);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(500);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(250);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(250);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(500);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);


      GoT();

    }

    if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_G3);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(500);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(250);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(250);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      delay(500);
      GoT();
    } if (btn3 == 1) {
      noNewTone(portSpeak);
      GoT();
    }

  }//

  if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_G3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_GS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_F3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {

    NewTone(portSpeak, NOTE_G4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_G4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(1000);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_DS4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_F4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();



  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_G3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_AS3);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_C4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(250);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    NewTone(portSpeak, NOTE_D4);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    delay(500);
    GoT();
  } if (btn3 == 1) {
    noNewTone(portSpeak);
    GoT();
  }
  noNewTone(portSpeak);

  if (btn4 == 1 ) {
    for (int nota = 0; nota < 156; nota++) {
      if (btn4 == 1) {

        if (btn4 == 1) {
          NewTone(portSpeak, 255, 100);
          GoT();
        }
        if (btn4 == 1) {
          delay(500);
          GoT();
        }
        if (btn4 == 1) {
          NewTone(portSpeak, 500, 100);
          GoT();
        }
        if (btn4 == 1) {
          delay(500);
          GoT();
        }
        if (btn4 == 1) {
          NewTone(portSpeak, 755, 100);
          GoT();
        }
        if (btn4 == 1) {
          delay(500);
          GoT();
        }
      }
    }
  }

}


Você pode alterar esse código para colocar diferentes músicas, ou outros sons que desejar. Consulte a guia "Referências" para obter mais músicas. No caso desse projeto em especial, não usamos todas essas músicas devido a limitações da placa Arduino, especificamente a sua memória limitada.


E, finalmente, temos um vídeo que mostra o resultado final:




O que podemos perceber com esse projeto é que as possibilidades de uso do sensor IR com o arduino são infinitas, e podem surgir muitos projetos interessantes a partir dessa experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário